sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Risotto de cogumelos com pesto

Fazia tempo que o risotto não marcava presença na minha cozinha. Mas, domingo passado bateu uma saudade... Corri para as minhas panelas e abri a geladeira para ver do que seria desta vez. Acontece que no dia anterior, tinha utilizado cogumelos paris para preparar bruschettas e, portanto, também tinha sobrado um tanto de pesto (receita aqui). Pensei...por que não juntar as duas coisas? E o resultado foi um risotto leve e com sabor bem interessante!

A base do risotto é sempre a mesma:
Coloquei uma panela de água para ferver com um tablete daqueles caldos prontos** (no caso, usei de legumes). Enquanto isso, fritei um pouco de alho e juntei o arroz próprio para risotto. Deixei fritar um pouco e acrescentei 1/2 copo de vinho branco.

Quando o vinho secou, comecei a colocar de uma a duas conchas do caldo que ficou fervendo. É só continuar mexendo até que o arroz cozinhe.

Um pouco antes do arroz chegar ao ponto ideal, juntei os cogumelos paris frescos cortados em fatias finas e o pesto (o equivalente a umas seis colheres, mas essa quantidade pode variar conforme o seu gosto).

Para finalizar, é só colocar uma colher de manteiga.


**Antes que me condenem pelo caldo pronto, já explico: sou totalmente a favor da praticidade e caldo caseiro requer tempo, coisa que infelizmente na correria de quem trabalha o dia inteiro é coisa rara. Fique à vontade para fazer seu próprio caldo que, aliás, pode ser congelado para utilização posterior. =)

Nenhum comentário: