quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bolinho de arroz sete grãos assado


Tenho, a cada dia, buscado soluções mais leves e saudáveis para o dia a dia lá em casa. Claro que isso não nos impede de, aos finais de semana, ter a liberdade de comer o que quiser, sem culpa. Esses dias, comprei um arroz sete grãos para experimentar (e gostei). Com o  que sobrou do almoço, resolvi tentar fazer bolinhos assados - e deu certo.

Para duas xícaras e meia de arroz sete grãos cozido (pode ser o branco também), eu usei:
2 ovos
1 xícara de farinha

O recheio pode ser o de sua preferência (carne, frango desfiado, legumes...). No caso, juntei a esta massa shitake*, cebola em cubos, salsinha picada, queijo parmesão em cubos pequenos e azeitonas picadas.

O procedimento é simples: bata os ovos com a ajuda de um garfo e junte ao arroz e à farinha, misture bem. Em seguida, coloque o recheio de sua preferência e acerte o sal. Faça bolinhas (médias) com as mãos. Passe na farinha de rosca e leve ao forno, em assadeira untada e enfarinhada, por 30 minutos (ou até que o bolinho esteja levemente dourado).

*Eu preparo o shitake assim: Depois de higienizar o cogumelho com a ajuda de um pincel (nunca coloque cogumelos na água, eles absorvem muito líquido. Se tiverem sujos, limpe-os com papel toalha úmido), cortei em tiras e levei ao fogo com uma colher de manteiga. É só deixar cozinhar por uns três minutos, juntar 2 colheres de molho shoyo, desligar o fogo e misturar bem. (Como ia utilizar nos bolinhos, depois de cozidos, cortei em pedaços menores).

Sirva com o seu molho preferido. No caso, usei barbecue comprado pronto. 

Nenhum comentário: