sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escondidinho de abóbora com carne e linguiça


A verdade é que eu queria uma comida quentinha para o final do feriado chuvoso, mas que não me ocupasse muito. Tinha uma abóbora na geladeira e um pouquinho de carne no congelador. Eis que aí surgiu a ideia de improvisar um escondidinho. Resultado? Não deu trabalho e ficou ótimo com uma saladinha.

Para quatro panelinhas individuais, eu usei:

300g de abóbora
1 colher de manteiga
1/2 copo de leite
1 colher de requeijão
200 g de alcatra
1/2 linguiça calabresa
Salsinha e cebolinha
Palmito a gosto
Mussarela ou parmesão a gosto

Comece cozinhando a abóbora até que ela fique bem macia. Enquanto isso, prepare o recheio: Corte a carne em pedaços bem pequenos e a calabresa em cubos. Leve ao fogo e, sem mexer demais, deixe que a carne cozinhe com um fio de azeite. Quando bem dourada, junte o palmito picado, a salsinha e a cebolinha. Reserve.

Quando a abóbora estiver bem cozida, amasse-a. Junte a manteiga, o leite e o requeijão e misture bem até incorporar. Deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre.

Montagem - Divida a carne em quatro potes que podem ir ao forno, ou se preferir, num refratário único. Cubra com o purê de abóbora e polvilhe o queijo ralado na hora. Leve ao forno de 15 a 20 minutos, só mesmo o tempo de gratinar o queijo.

Sirva acompanhado de uma bela salada verde.

Nenhum comentário: