domingo, 21 de abril de 2013

Maminha na cerveja dunkel


Eu confesso que quando eu comprei a peça de maminha, a ideia era fazer essa receita de maminha na mostarda. Mas...por que não arriscar? Como de costume, busquei inspiração por blogs e sites e, depois de ler umas dez receitas diferentes, fui criar a minha, com o que eu tinha disponível.

Eu adoro receitas que não dão trabalho e que o resultado representa uma variação no arroz + feijão + carne + salada de todo dia. E essa é bem assim.

Para uma peça de maminha (aproximadamente 1,2kg), eu usei:

1 eisenbahn dunkel (mas pode ser com qualquer cerveja preta)
4 colheres de molho de tomate pronto
2 colheres (sopa/rasa) de creme de cebola
Alho, sal e azeite
2 colheres de farinha de trigo

Comece temperando a carne. Não faça furos na peça, para que a carne não solte muito líquido.
Eu usei somente sal, alho triturado e um pouco de azeite. Deixe descansando por 2 horas.

Em seguida, sele* bem a carne (já na própria panela de pressão, economiza panela e sujeira),
e junte a cerveja, o molho de tomate e o creme de cebola. Tampe bem a panela. Depois que pegar pressão, deixe por meia hora e desligue o fogo.

Aí, é só retirar a carne e engrossar o molho com a farinha de trigo dissolvida em 1/4 de xícara de água.

No caso, servi com batatas rústicas. Mas com um arroz branquinho também vai muito bem!

*Selar: Colocar um fio de azeite em uma frigideira bastante quente e deixar a carne selar (cozinhar por fora, criar uma capinha levemente dourada), com isso, você vai conseguir uma carne muito mais suculenta. A camada serve como um envelope para manter os líquidos dentro da carne.

Um comentário:

Casadíssima disse...

Hummm... amei a receita! Farei com certeza.
Beijos e parabéns pelo blog.

http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br/