sábado, 23 de março de 2013

Hamburguer de alcatra com Queijo Holandes Defumado


Bom como esse se trata do meu primeiro post aqui no Tomate Cereja, vou me apresentar primeiro!

Eu sou Luciano, publicitário, futuro dono de hamburgueria (por isso o motivo do meu primeiro post =P) e possivelmente cervejeiro também!

Bom para começar a parte principal do hambúrguer é a carne, a escolha da carne e isso depende de você, mas as mais comuns são maminha, alcatra, picanha e cochao mole. Apos a escolha da carne vem um detalhe complicado que seria pedir para o açougueiro moer esta carne, o problema nisso é a questão de, no moedor ter resíduos da ultima carne moída, então se você não conhece o açougueiro e pede pra ele moer 1kg. de picanha você pode correr o risco de pegar 500gr. de patinho junto =D.

Dada essa dica vamos a receita propiamente dita.

Para o hambúrguer foi usado:

500gr. de alcatra moída
2 dentes de alho ralados
Pimenta do reino moída (se possível procurar a pimenta caseira), a gosto
sal a gosto
2 tomates cortados em rodelas
Alface americana
Picles
200gr. de queijo Holandês defumado (coroa)

Primeiro passo é misturar a carne moída com o alho, sal e pimenta do reino e reservar em um bowl por uns 15min. (não é necessário ovo e muito menos algum tipo de farinha para dar "liga"), este e o tempo necessário para você cortar os tomates, lavar a alface e cortar o picles.

Feito isso aqueça uma frigideira ou chapa, a fogo médio, com isso passe um fio de azeite e disponha os hamburguers modelados na mão. Espere dourar bem, não fique mexendo nos hamburguers, pois fazendo isso você perde muito suco da carne. Após dourar bem de um lado vire o hambúrguer e espere dourar do outro lado, nesta hora coloque o queijo sobre o hambúrguer e tampe para o queijo derreter (este queijo não derrete muito).

Apos isso é só colocar o hambúrguer, tomates, alface e picles no meio de dois pães e se deliciar com uma boa cerveja, neste caso eu harmonizei com uma Baden Baden Cristal!

E já aproveito para me desculpar com a Ana pela demora, mas também agradeço pela oportunidade! 11 anos =D estamos velhos

Um comentário:

Ana Flávia Alberton disse...

Luuuu,
Seja muito bem vindo!
Fiquei feliz em vê-lo por aqui...
é, meu amigo, já se foram 11 anos, mas...tem ninguém velho aqui não, fale por você! kkkkkkk

beijos!