sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolo de chocolate com morango

Sabe aquelas coisas que você não sossega enquanto não colocar a mão na massa e resolver? Pois é, este bolo foi assim. Vi uma receita na internet e me empolguei: tinha que fazer de qualquer forma. Ao final, a inspiração da receita ficou só no bolo de chocolate com morango, porque não usei nenhuma informação da receita visualizada: mudei a massa, o recheio e o formato (risos).

Mas, o resultado foi bom, eu garanto.

Eu gosto de praticidade. Por isso, adotei o bolo de caixinha mesmo. Nada daquilo de claras em neve e todo o bláblá que dá preguiça de bater um bolinho durante a semana.

Como ia fazer uma quantidade maior, usei duas caixinhas e uma forma grande e alta. O bolo não tem segredo, é só seguir as instruções do rótulo: juntar o leite, ovo e margarina e colocar pra assar em forma untada.

Para o recheio, usei 500 ml de leite, 1 pote de 400g de doce de leite, 1 barra de chocolate amargo, 4 colheres de sopa cheias de farinha de trigo e 1 pacotinho de gelatina sem sabor.

Primeiro, leve ao fogo médio o leite, o doce de leite, a farinha (dissolvida em um pouquinho de água), mexendo sempre. Quando estiver engrossado, junte a barra de chocolate picada e a gelatina já preparada conforme as especificações (se você não sabe preparar a gelatina, explico logo abaixo), misture bem por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo. Deixe esfriar e leve a geladeira por 1 hora.

Preparo: Depois de assado e frio, desenformei o bolo e, com ajuda de um cortador quadrado, separei as fatias de bolo. Em seguida, cortei cada uma delas em três partes (cuidado para não desmanchar o bolo!).

Aí é só montar: uma fatia de bolo, o creme já gelado e morangos picados.

Em seguida, mais uma fatia de bolo, mais uma camada de recheio e cubra com o pedaço restante do bolo. Coloque uma colherada da calda por cima e finalize com um morango.

Eu fiz mini-bolos, mas nada te impede de fazer um bolo único, grandão.

Observação - Prepare a gelatina conforme a embalagem (Junte 5 colheres de água fria, mexa e cubra com um pano até que toda a água seja absorvida em seguida, leve ao micro-ondas por 15 segundos e misture bem).

Nenhum comentário: