quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Surazo Reserva Cabernet Sauvignon 2003


Terça feira monótona e chuvosa. Amigos do Blog (e fora dele) reunidos para um bate-papo. Pedimos uma pizza mesmo e, de repente, um verdadeiro achado! Todos ficamos encantados com o Surazo Reserva CS 2003. Não por ser um vinho excepcional, mas pela excelente relação custo benefício, ainda mais se tratando de um vinho com dez anos, e por nos tirar do "lugar comum" da maioria dos bons vinhos chilenos. Devo dizer que este lugar comum ao qual me refiro é um excelente lugar, onde adoraria estar com maior frequência até do que tenho estado.
Mas falando do vinho, é um dos principais rótulos da pouco conhecida Viña Santa Mônica, que se localiza no Vale do Rapel e sofreu consideravelmente com o grande terremoto que abalou o Chile em fevereiro de 2010. Talvez por essa razão, seus produtos tenham desaparecido do mercado brasileiro, e as garrafas restantes tenham caído de preço com o passar do tempo.
Poucas vezes eu comento sobre a coloração de um vinho, por achar que as sutis diferenças de tonalidade são difíceis de discernir e pouco acrescentam ao leitor. Mas este Cabernet chama a atenção pela coloração alaranjada da sua coroa, típica dos vinhos em processo de oxidação. Este processo, natural nos vinhos que permanecem bom tempo em garrafa, tende a "amaciar" os taninos e tornar o vinho adocicado e amadeirado. 
Seu aroma, no início, apresentava-se terroso e vegetal, após 40 minutos no decanter melhorou sensivelmente, entregando serragem, cravo, alcaçuz, ameixa e notas de caramelo.
No palato se mostrou adocicado e levemente amadeirado, como previsto, no entanto sua potência se conservou praticamente intacta, revelando um vinho estruturado e tânico. Álcool bastante presente, com bom equilíbrio com a fruta, corpo médio e boa persistência. Após bom tempo aberto, como a maioria dos tintos, apresentou toques de cravo no retrogosto. Se você encontrar uma garrafa dessas por aí pode comprar!


Produtor: Viña Santa Mônica
Região: Vale do Rapel
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2003
Graduação Alcoólica: 14%
Preço: R$ 27,00 - CADEG

Nenhum comentário: