quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Salada de feijão


Muita gente quando se casa fica com saudades da comidinha da mãe. Na adolescência, eu e meus irmãos falávamos que a comida da nossa mãe não era boa e que não íamos sentir saudades ao sair de casa. Lêdo engano! Hoje percebo que a comida da dona Sueli nunca teve uma aparência magnífica, mas sempre foi muito saborosa. Essa é uma das receitas que estiveram presentes na minha casa por um bom tempo e que resolvi dar uma repaginada. Trata-se de uma preparação excelente para dias quentes como estes que estamos vivendo no Rio. É bastante simples e prática.

Ingredientes

200g de feijão cozido (não deixe ele ficar muito macio);
1 tomate picado em pedaços pequenos;
1 cenoura ralada ou picada no processador;
1 molho de cheiro verde picado;
Aceto balsâmico, sal e azeite a gosto.

Modo de preparo

Misture o feijão, o tomate, a cenoura e o cheiro verde em uma tigela. Tempere com o aceto balsâmico, sal, azeite e sirva.

Esse prato é um prático acompanhamento para carnes e verduras. É também uma boa oportunidade para aproveitar aquele feijão cozido que ficou na geladeira ou congelado antes de refogar.

Como já expliquei, não é um prato que chama a atenção logo de cara, mas experimente e vai se surpreender!

PS: Depois de ver a receita publicada aqui no Tomate Cereja, minha mãe pediu para acrescentar mais uma dica: para incrementar a salada de feijão lascas de peixe gralhado vão muito bem.

Nenhum comentário: