quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Frango com quiabo



Uai, esse prato é bão dimais da conta sô! Como bom mineiro me sinto na obrigação de deixar por aqui uma das receitas mais tradicionais da minha terrinha. Falar dessa receita ou de qualquer outra iguaria da culinária mineira é falar das próprias origens de Minas Gerais. Nossa grande cozinha, aquela de receber as visitas e contar os causos, está repleta de portugueses e paulistas, ávidos pela conquista do ouro e pedras preciosas, de negros trazidos da África para servir de mão de obra escrava e de índios que também deixaram marcas indeléveis na nossa história. Esse prato faz emergir essa mescla de sabores ao apresentar o frango dos portugueses envolvido pelo quiabo africano muito bem acompanhado pelo milho do angu, um grande produto da culinária indígena. Mas vamos deixar a prosa de lado e ir ao que mais interessa: a receita.


Você vai precisar de:

400 gramas de pedaços de frango da sua preferência (eu prefiro o peito, coxa e sobrecoxa);
Aproximadamente 30 unidades de quiabo;
1 cebola média picada;
1 tomate sem pele e sem semente picado;
1 colher de chá de vinagre;
2 folhas de louro;
2 dentes de alho amassados;
1 pitada de curry;
1 fio de azeite;
Quanto baste de salsa e cebolinha;
Quanto baste de sal  e pimenta do reino moída.


Modo de preparo: 

Primeiro tempere o frango com sal, curry e pimenta do reino. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de curry. Esse mix de temperos de origem indiana é muito bom para dar uma cor e um leve sabor picante ao frango, mas nesse caso não deve ser usado em excesso. Lave, seque bem, pique em pequenos pedaços os quiabos e  reserve. Em uma panela (de preferência de pedra) coloque um fio de azeite e frite os dentes de alho. Acrescente os pedaços de frango e mexa até que estejam bem fritos. Não se preocupe se começar a pegar no fundo. Esse "queimadinho" é importante para acentuar o sabor do prato. Coloque na panela a cebola picada e deixe até dourar. Agora é a vez do quiabo picado e das folhas de louro entrarem na panela. Continue mexendo enquanto o quiabo é refogado. É nesse momento que o quiabo começa  a soltar uma "baba".  É aí que entram o tomate e o vinagre com a função de eliminar esse aspecto viscoso do prato. Acrescente água fervendo até quase cobrir e deixe cozinhar até que o quiabo esteja macio. Acrescente a salsa e a cebolinha, acerte o sal e retire do fogo. Essa receita serve bem duas a três pessoas.

No preparo da foto acima, acompanham esse prato arroz branco, feijão e couve picada. Tradicionalmente o frango com quiabo é servido com arroz, couve refogada e angu. Pra quem não conhece, o angu é um prato muito popular em minas a base de fubá e água. Para o angu você deve ferver cerca de meio litro de água numa panela e acrescentar duas colheres de fubá. Não esqueça de dissolver o fubá em água antes de colocar na panela para não empelotar. Mexa até voltar a ferver e tampe a panela para cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O angu é feito em muitas casas sem tempero mesmo, mas eu prefiro acrescentar um caldo de galinha à água antes de ferver.

Espero que gostem!

Nenhum comentário: