segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Delícia em camadas


Essa sobremesa sugerida pela Thaís, minha querida esposa, traz uma mescla de sabores simples e muito bem resolvida. As camadas de banana, biscoito recheado, leite condensado cozido e chantilly se misturam na boca deixando um delicioso gostinho de quero mais. E o melhor de tudo: a receita é bem simples e prática. Vejam só!

Camadas

Comece preparando a camada de leite condensado cozido. Para isso, é preciso colocar uma lata de leite condensado fechada e sem o rótulo em uma panela de pressão, cobrir com água a lata e cozinhar por 30 minutos. Não se esqueça de retirar o rótulo pois ele pode se desfazer durante o cozimento e  entupir a válvula da panela. Depois de esfriar, abra a lata e reserve. O resultado final tem uma textura e sabor muito parecidos com o doce de leite. Assim, por praticidade pode-se usar nessa camada um doce de leite de boa qualidade.

Fatiar em rodelas três bananas prata é o que precisamos para mais uma camada. Se quiser dar um sabor mais acentuado à banana, as rodelas podem ainda ser flambadas com ou licor de sua preferência ou mesmo com conhaque. Testamos com um licor de limão e ficou ótimo. O sabor cítrico da fruta acrescido à banana deu uma assinatura ao doce.

A farofa de biscoito pode ser obtida triturando um pacote de biscoito recheado de chocolate em um liquidificador ou multi-processador.

O chantilly para finalização pode ser comprado em spray, pronto para servir, ou feito em casa batendo uma lata de creme de leite fresco gelado com um pouco de açúcar por 3 a 5 minutos.

Montagem

Em uma xícara de café comece com uma camada fina de banana flambada, uma de doce de leite e outra de farofa de biscoito. Repita a camada de banana e doce de leite tomando cuidado para preencher apenas 80% da xícara. Com o auxílio de um saco plástico limpo com a ponta cortada o doce pode ser finalizado com o chantilly e decorado com a farofa de biscoitos.

Se preparado no dia anterior e guardado na geladeira, a sobremesa fica ainda mais saborosa. Essa quantidade rende aproximadamente 15 xícaras. Espero que gostem!


Um comentário:

Jerusa disse...

É simplesmente delicioso....